quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Liberdade

Isto foi uma questão que apareceu no teste de filosofia e epah, gostei da minha resposta...

"O Homem está condenado a ser livre." Jean-Paul Sartre
Comente a seguinte afirmação, dizendo se concorda ou não com a mesma.

Pessoalmente eu concordo com a afirmação.
A liberdade em si é uma condenação pois está diretamente ligada à responsabilidade e terão os Homens capacidade para lidar com tamanha responsabilidade? Uns talvez sim, outros talvez não... E os que não conseguem? Ficam condenador a um mundo que não conseguem controlar, condenados a ser livres e não saber como usufruir dessa liberdade. E os que conseguem lidar? Irão aguentar a pressão das responsabilidades dos seus atos? Não sei, não sei os limites do ser humano, visto que só sabemos os limites quando os ultrapassamos, mas, e se o ser humano não tiver limites? É um incógnita que penso que ninguém sabe a resposta.
 O ser humano tem de saber usar a sua liberdade em seu proveito e do dos que o rodeiam, tem de usar a liberdade de forma altruísta, o que penso que a maior parte dos Homens não o sabe fazer, vivem demasiados preocupados com o seu umbigo e o seu bem-estar.
 O Homem é resumido a um ser fútil e ignorante, penso que ser condenado com a liberdade é uma penosa mas justa condenação, que os mais idiotas considerarão como uma bênção.
 Já pensas-te que todos nascemos da mesma forma e todos morremos? Com isto quero dizer que nascemos para morrer, irónico não é?
Enfim, resumidamente estamos todos condenados a uma vida de liberdade.
Boa sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário